Estereótipos

O texto aborda a questão da representação nos meios de comunicação, na qual explicita a seleção de materiais que são cotidianamente apresentadas e veiculadas pelas mídias. Essa seleção envolve a representação de grupos ou pessoas reforçando a criação dos estereótipos. Uma das grandes forças dos meios de comunicação é a veiculação de imagens que buscam representar a realidade. No entanto, essas imagens apresentam pontos de vistas que envolvem disputa de poder buscando reforçar idéias de grupos que controlam os meios de comunicação e os que patrocinam esses meios. Nesse contexto, o a autora lança questões cruciais como “Quem se beneficia mediante o uso de estereótipos negativos de determinados grupos sociais”? “Quem fala e por parte de quem fala?” Para compreender um pouco dessas questões é necessário compreender a natureza e a função dos estereótipos.


A construção de estereótipo passa pela representação reducionista que transforma algo complexo em algo simples, buscando padrões que categorizam e generalizam atributos em detrimentos de outros através da repetição. Também, mostra a visão de um grupo sobre outros grupos. Assim, são selecionadas informações sobre um grupo que se tornam percebidas e aceitas como naturais pela sociedade de forma geral. Essa construção de estereótipos sempre causa prejuízo ao grupo estereotipado desconsiderando as questões históricas que envolvem suas origens e formas de organização.
Na criação e divulgação dos estereótipos os meios de comunicação possuem um papel fundamental, pois devido ao seu alcance e influência na formação de opiniões colabora para a representação e repetição de opiniões de grupos que controlam as mídias. Neste sentido, a autora apresenta a idéia da importância do educador ajudar na superação das noções simplistas que envolvem a criação de estereótipos, mostrando e desmistificando como são formados os estereótipos e o prejuízo que causa aos grupos que são estereotipados.

Quin, Robyn. Estereótipos. IN: Aparici, R(2006): Comunicación educativa en la sociedad de la información. UNED. Madrid.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A representação do povo brasileiro na mídia

Tecnologia e Inclusão Social

Produção de Imagens 2